Ataíde Rodrigues participa da 1ª rodada de entrevistas com candidatos a prefeito de Paraíso
Os candidatos a prefeito de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, participaram nesta semana da primeira rodada de entrevistas elaboradas pelo Surgiu. Nesta etapa, os questionamentos buscaram levantar o perfil dos políticos e suas estratégias de campanha, e assim ajudar o eleitor no processo de escolha.
Cinco pré-candidaturas foram homologadas pelas convenções partidárias. Os cabeças de chapa são: Ary Arraes (PP), Ataíde Rodrigues (PSD), Celso Morais (MDB), Dr. Luis Antônio (PT) e Dyego Pereira (Republicanos). Cada um dos pretensos respondeu ao mesmo conjunto de questões, formuladas pela equipe do Surgiu.
Leia também: Acompanhe a cobertura do Surgiu das Eleições 2020

O apresentador Ataíde Pereira Rodrigues Neto entra na disputa eleitoral pela terceira vez. Em 2016 foi eleito vereador por Paraíso do Tocantins, pelo PDT, com 573 votos. Já em 2018 foi candidato a deputado estadual e, apesar de não ter sido eleito, obteve 5.389 votos.
O candidato acredita entender as necessidades do povo e garante buscar todos os meios para resolvê-las. Ao lado de sua candidata a vice-prefeito, Vanessa Alencar, Ataíde diz ter um “projeto de oportunidades” para Paraíso.
Surgiu: Quem é Ataíde Rodrigues?
Ataíde Rodrigues: Ataídes Pereira Rodigues Neto, ou como é conhecido apenas ATAÍDE RODRIGUES, solteiro, tocantinense de Miranorte, nascido em 1989 em família humilde, filho de pedreiro e dona de casa. Começou a trabalhar logo cedo para seu sustento, quando teve a oportunidade de vir para Paraíso do Tocantins, tornando locutor da PARAÍSO FM, depois apresentador da TV PARAÍSO SBT e da FARCOM/TO. Em 2016 foi eleito Vereador dentre os mais votados, e em 2018 foi candidato a Deputado Estadual, e apesar de não ter sido eleito, foi o mais votado na história de Paraíso com 4.335 votos (20% dos votos válidos), chegando a 5.389 ao total, com votos em mais de 60 municípios.
Surgiu: Qual o seu histórico de serviços sociais ou ações de interesse público prestados à comunidade de Paraíso?
AR: Ataíde Rodrigues entende na pele os problemas sociais. Através da comunicação, conseguiu resolver várias demandas da comunidade, o que motivou entrar para a política, para fazer cada vez mais. Como Vereador doa parte do salário para causas sociais, já tendo doado mais de R$40mil, além da apresentação de bons projetos para a cidade, destinando suas emendas parlamentares para a saúde bucal, mamógrafo digital, usina de asfalto, e aprovou orçamento de 12milhões para pavimentação asfáltica de mais de 100 ruas e colocação de lâmpadas em LED.
Surgiu: Na sua avaliação, quais são os atributos de um bom gestor?
AR: Gestão pública é diferente de gestão privada, na qual o lucro está em primeiro lugar, enquanto na pública, o objetivo é a satisfação do bem comum. Um bom Prefeito tem que primeiro entender as necessidades do povo, e buscar todos os meios para resolver isso. Entendo na pele o que o povo sente, e farei de tudo, como Prefeito, para cuidar melhor do povo de Paraíso.
Surgiu: Como o senhor avalia a atual gestão do município?
AR: Dr. Moisés Avelino fez este ano 80 anos de idade, e sem dúvida é uma grande referência política para o Tocantins, e principalmente para Paraíso, por já ter sido Governador do Estado, duas vezes Deputado Federal, Prefeito de Paraíso pela primeira vez na década de 80, e depois eleito em 2012, e reeleito em 2016. Sua experiência e legado político deve ser respeitado, e exatamente por esse histórico, na administração da Prefeitura, já por quase 08 anos, entendo que o povo esperava mais dele, que viesse deixar grandes obras e uma transformação da cidade. Me lembro que na campanha ele prometeu muita coisa, como shopping a céu aberto, construção da UPA, Centro de Convenções, concurso público, atrair indústrias, investimentos na Serra do Estrondo e Parque das Águas para alavancar o turismo, travessia urbana da BR153 enfim, foram várias expectativas que não se tornaram realidade, e isso frustrou muita gente. Então eu acho que a administração dele está aquém do esperado. Paraíso hoje vem perdendo para Colinas do Tocantins.
Surgiu: Como o senhor pretende se comportar nesse pleito diante de seus adversários políticos?
AR: Espero que possamos ter uma campanha propositiva, sem ataques pessoais. O povo está cansado da política, e ainda estamos vivendo um momento de Pandemia, onde a maior preocupação é com a saúde de cada um e dos seus. Vamos fazer nosso trabalho, respeitando todas as regras, e acredito que nossos adversários também.
Surgiu: O senhor é a favor do Fundo Eleitoral de Campanha e pretende fazer uso deste recurso?
AR: A regra eleitoral vigente estabelece o Fundo Eleitoral, e entendo que esse recurso permite a viabilidade de candidatos menos favorecidos financeiramente, como meu caso, o que antes não era possível. Temos também o teto de gastos na campanha, limitando o derramamento de dinheiro de candidatos endinheirados, bem como a vedação de doação por empresas, para impedir a troca de favores. Tudo isso vem sendo feito para construir uma nova política no Brasil.
Surgiu: Quem financiará sua campanha e como será feito este financiamento?
AR: Pretendo receber doações espontâneas de pessoas físicas, a chamada vaquinha eleitoral, inclusive, sou o único pré-candidato que tem um site com propostas, onde o interessado já pode fazer também sua doação, veja lá: www.paraisodeoportunidades.com.br
Surgiu: O senhor fará uma campanha independente ou contará com apoio de políticos de outras esferas e quais são?
AR: Minha chapa é a única compostas por dois partidos políticos, eu do PSD e a Vanessa Alencar de vice do DEM. Todas os outros candidatos vieram de chapa pura, o que demonstra que não conseguiram fazer qualquer articulação política. Contamos também com apoio do Senador Irajá (PSD), Deputados Federais Professora Dorinha (DEM) e Tiago Dimas (PODEMOS), e Deputados Estaduais Ricardo Ayres (PSB) e Cláudia Lelis (PV), o que nos garante o apoio político necessário para fazer uma grande gestão.
Surgiu: Em relação aos recorrentes escândalos de corrupção, como o senhor se posiciona diante de um cenário onde a maioria dos partidos políticos tem algum nome público envolvido em práticas ilícitas?
AR: A corrupção vem primeiro da sociedade. Chega período eleitoral e tem muitos que vendem seu voto, aceitam cargos públicos ou favores em troca de apoio e voto da família, aí depois de eleito esses políticos fazem o que querem, achando que são donos do cargo, e não são. O povo tem que votar consciente, e depois exigir e cobrar o cumprimento das promessas de campanha. Isso já vem ocorrendo na política brasileira, e espero que o povo de Paraíso tenha essa consciência nesta eleição.
Surgiu: Qual será o papel do seu vice-prefeito em seu governo?
AR: Nossa gestão será compartilhada, e a Vanessa Alencar será a co-prefeita, contribuindo muito com sua visão feminina de uma mulher experiente e batalhadora, que também gosta de cuidar do povo.
Surgiu: Para concluir, por que o senhor é a melhor opção para Paraíso do Tocantins?
AR: Eu sou o único que entende na pele o que o povo sente. Sei o que é posto de saúde, porque sempre usei. Já esperei meses por um exame. Já fiquei na fila para uma vaga na escola, sei o que ter um Pai desempregado. Conheço os problemas do povo e da cidade, e pode ter certeza que farei de tudo para resolvê-los. Não tenho rabo preso com ninguém, nem aderi a governo por interesse pessoal. Agora eu tenho um projeto para Paraíso de oportunidades. Já tive algumas oportunidades na vida, e chegou a hora de dar oportunidades para o povo. Fazer uma Paraíso de igualdade para todos.
PARTICIPE DAS PRÓXIMAS RODADAS
Os leitores do Surgiu podem sugerir perguntas para serem feitas aos candidatos nas próximas rodadas de entrevistas. Clique aqui para participar
PARTICIPANTES DA 1ª RODADA DE ENTREVISTAS DO SURGIU
Além de Ataíde Rodrigues, também participaram da primeira rodada de entrevistas os candidatos Celso Morais e Dyego Pereira. Os demais foram contatados pelo Surgiu, mas não se manifestaram.
fonte: surgiu.com.br